Artesanal, simples e mineiro. Essa é a melhor forma de definir essa iguaria premiada. Um queijo de sabor marcante e versátil que harmoniza bem com café, e até mesmo com vinho e cerveja artesanal. É produzido na fazenda Água Limpa, no município e Piumhi-MG, pelos irmãos Allan Diego, Igor e família, que fazem parte da quinta geração de produtores. São fabricados apenas 10 queijos ao dia. O queijo do Dinho ganhou medalha de bronze no concurso Mondial du Fromage, na França, em 2019.
O que é o queijo canastra?
O queijo fabricado na microrregião canastra, que engloba as cidades de São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí, Vargem bonita, Piumhi, Tapiraí e Delfinópolis, localizadas no noroeste do estado de Minas Gerais. O clima, o tipo de pastagem, o gado, a localidade e as práticas de produção aplicadas, fazem com que esse queijo, seja único, um alimento vivo encontrado apenas nessa região. Os queijos são feitos de leite cru e maturados por no mínimo 15 dias. A casca do queijo canastra pode conter mofos comestíveis e saudáveis, característicos da maturação.
Devido ao grande número de falsificações do queijo canastra, muitos queijos fabricados na região contam um selo de caseína comestível no produto, com numeração do produtor e lote, para que o consumidor se certifique de que está consumindo um legítimo queijo canastra.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade