O primeiro queijo orgânico da serra da canastra, tem como marca o seu característico mofo branco em sua casca, que dá sabor e charme único a essa iguaria, que vem chamando muita atenção, prova disso são suas premiações no concurso Queijo Brasil de 2022.
Na alimentação do gado não são utilizados químicos, agrotóxicos ou transgênicos, e as vacas são tratadas com homeopatia e fitoterapia.
Tudo isso está ocorrendo graças ao projeto do Engenheiro Agrônomo Vinicius Soares, formado pela Universidade Federal de Viçosa, que deixou o emprego em uma multinacional para realizar o sonho de fazer uma queijaria no sítio da família, na zona rural de Piumhi-MG.
O que é o queijo canastra?
Queijo fabricado na microrregião canastra, que engloba as cidades de São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí, Vargem bonita, Piumhi, Tapiraí e Delfinópolis, localizadas no noroeste do estado de Minas Gerais. O clima, o tipo de pastagem, o gado, a localidade e as práticas de produção aplicadas, fazem com que esse queijo, seja único, um alimento vivo encontrado apenas nessa região. Os queijos são feitos de leite cru e maturados por no mínimo 15 dias. A casca do queijo canastra pode conter mofos comestíveis e saudáveis, característicos da maturação.
Devido ao grande número de falsificações do queijo canastra, muitos queijos fabricados na região contam um selo de caseína comestível no produto, com numeração do produtor e lote, para que o consumidor se certifique de que está consumindo um legítimo queijo canastra.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade